Drenagem Linfatica

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão: redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal. 

Vale ressaltar que a Drenagem não é utilizada com o intuito de emagrecer, mas sim, diminuir medidas através da eliminação da retenção de líquidos.

Para entender melhor como ela age, é essencial conhecer as estruturas que compõe esse sistema, a linfa e os gânglios linfáticos:

O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa e a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.

Já os gânglios linfáticos ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.

As áreas comuns em que os linfonodos podem ser sentidos, através da palpação, incluem: virilha, axila, pescoço, abaixo da mandíbula e do queixo, atrás das orelhas e na parte posterior da cabeça.

Drenagem-linfatica1

Contraindicações da drenagem linfática
A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento e quimioterapia também são contraindicados, pois, há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e metastizados em outros órgãos do corpo.

 


Obs: Meu método é sem o uso de cremes ou óleos

 

* Sinta-se a vontade para compartilhar as informações desse site, porém, peço que dê os devidos créditos. Gratidão!
Anúncios